sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

SALVADOR - dicas

Já fui a Salvador diversas vezes: trabalhar, passear, curtir o carnaval... Salvador é uma cidade que, além de me sentir em casa, conheço bastante. Lá, taxista não consegue me passar para trás porque sei andar pela cidade!
Então, posso afirmar que, seja a trabalho, seja a passeio,o melhor lugar para se hospedar em Salvador é no Rio Vermelho! O bairro é cheio de bares, restaurantes e é muito agradável. Para quem gosta de acarajé (como eu) é no Rio Vermelho que ficam duas das três barracas de acarajé
mais famosas da cidade. Happy Hour de soteropolitano que se preze é comer acarajé tomando cerveja de garrafa. Isso é que é programa típico.
Nesse bairro, tem também uma loja de sucos 24 horas bem legal. Fica em frente a uma pracinha, bem fácil de achar. Meu jantar favorito quando estou sozinha em Salvador é um acarajé e um suco de cajá. Tudo comprado ali nas ruas do Rio Vermelho.
Para quem estiver farto de comida baiana, lá tem também as lanchonetes Mc Donald's e Subway. Além de um bar (recém-inaugurado) chamado Seu Jorge. É um bar com cara de boteco chique como os que encontramos aqui no Rio de Janeiro. Tem rodinha de samba para quem quer curtir uma música ao vivo num ambiente separado.
Onde ficar? Hotel Pestana! O hotel é maravilhoso! As camas são deliciosas e o café da manhã... certamente, o café da manhã do Pestana é um dos melhores do Brasil (se não é o melhor!). O café é servido em dois restaurantes e o meu favorito é servido da cobertura do hotel. A vista para Baía de Todos os Santos é incrível!
Na região, tem outras opções de hotel mais em conta do que o Pestana. Tem o Hotel Íbis e o Blue Tree Towers. Os três ficam colados um no outro e, obviamente, são muito bem localizados.
Onde comer? O restaurante clássico Yemanjá é realmente muito gostoso, mas é um pouco caro. Pra comer bem, uma boa comida baiana, sem gastar muito, vale a pena ir no Ki-Mukeka. A decoração do restaurante não é tão caprichada como no Yemanjá, mas a comida é bem gostosa. No Pelourinho, tem o restaurante Maria Mata Moura. É charmoso e gostoso.
Onde comprar? No Rio Vermelho, tem um mercado municipal, onde você pode comprar guloseimas para levar para casa, como pimenta, farinhas, cachaças... enfim, coisas típicas.
No Pelourinho, tem uma loja que vale a pena ser visitada. Lá, você encontra coisas diferentes das outras lojas do Pelourinho, é uma loja de decoração, que eu acho que se chama Pau Brasilis. Vou pesquisar direito e confirmo a informação.

Salvador - o melhor destino a trabalho!

No Pelourinho!





quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ITUAÇU - Bahia

Ituaçu é longe pra caramba de Salvador. Todos os sites que li quando estava produzindo a viagem diziam que o percusso durava entre 4 e 5 horas. A verdade absoluta é que essa viagem dura mais do que isso. Muito mais do que isso! Para chegar, demoramos quase 7 horas! É quase insuportável!

Ituaçu fica na Chapada Diamantina. Então, existe o aeroporto de Lençóis que é bem mais perto de Ituaçu do que Salvador. Mas, como levamos muito equipamento pesado, não conseguimos chegar lá de avião (que é de pequeno porte). Como não foi uma escolha minha visitar essa cidade, já que foi uma obrigação de trabalho, não tive escolha. Confeso que estava animada em conhecer a Chapada, afinal, eu gosto de fazer matérias em lugares que a principio eu não escolheria para fazer turismo. Ituaçu não é estruturada para o turismo. Na pousada que ficamos, só 4 quatros têm ar condicionado. Como estive lá em novembro, o calor já estava insuportável. Coitado de quem teve que dormir somente com ventilador!

Além disso, em várias cidades da região, tinham decretado estado de calamidade pública por causa da seca. Dá pra ver nas fotos abaixo, que a seca tava castigando mesmo.

Um dos grandes atrativos da cidade é a Gruta da Mangabeira. Antigamente, a Gruta devia ser um lugar encantador mesmo. Hoje, construíram uma igreja dentro dela. Com altares espalhados pela gruta, bancos para os religiosos ficarem durante as missas... Já não é mais uma gruta natural, sabe? Tem muita interferência humana ali. Para você ver as formações de estalactites e essas coisas, você precisa contratar um guia e entrar bem na gruta. Me falaram que para você atravessar toda a gruta a pé, a caminhada dura quase 2 horas! Além disso, se não me engano, em agosto, acontece uma procissão na gruta. Dizem que a cidade fica lotada de fiéis.

Agora, a pergunta que nao quer calar: por que tive que ir a Ituaçu? Foi nessa cidade que Gilberto Gil passou grande parte de sua infância e, como eu estava produzindo uma super homenagem para ele, fui gravar na cidade. Críticas a parte, é realmente impressionante que ele tenha passado quase 10 anos de sua vida lá e tenha se tornado uma pessoa tão importante para a cultura do nosso país. Se hoje Ituaçu é muito longe da capital baiana, imagine na época que Gil nasceu!

Se você quer saber o que achei da Chapada Diamantina? Posso dizer que estive lá sem conhecer o que a região oferece aos turistas. Então, tenho que voltar. Só que da próxima vez quero conhecer as cidades de mais destaque de lá!

Gruta da Mangabeira - Ituaçu

no bar na frente da Gruta da Mangabeira
O lugar mais fresco da cidade era dentro da gruta

as famosas fitinhas

a entrada da Gruta da Mangabeira

A trabalho, fui também a Ituaçu e Salvador (Bahia)

Gruta da Mangabeira



Na gruta

Geral da cidade. Zezito fazendo as imagens.

Geral da cidade, que estava na maior seca!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Dica de São Paulo

Paulista tem mania de classificar os lugares e as comidas. Essa é a melhor empadinha de São Paulo! Aqui, tem o melhor sanduíche da cidade!
Tudo para eles é o melhor disso ou daquilo. Não basta dizer que é bom, tem que dizer que é o melhor!
Então, ai vai a minha dica: o melhor chope de São Paulo é no Bar do Léo (que fica na Rua Aurora). Funciona entre 10hs e 18hs. É um boteco tradicional que vale a pena conhecer.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Fiz várias viagens a trabalho em 2008

Eu viajei muito mesmo em 2008. Vou colocar aqui duas fotos que tirei com caras do esporte que sempre gostei muito e tirei em duas dessas viagens. Uma foto tirei no aeroporto de Florianópolis e a outra, tirei em São Paulo mesmo. Como sou (ou tento ser) tenista, quando estava indo à Floripa, e entrou o Guga no mesmo vôo que eu, quase nem acreditei!!! Guga! O melhor tenista brasileiro de todos os tempos e ainda por cima o maior gato! Assim que cheguei em Floripa, não resisti! Paguei o mico e pedi para tirar fotos com ele! Dá pra ver como estava nervosa porque nenhuma das fotos saiu em foco! Beleza! Mas, tenho uma foto com um campeão de Roland Garros!




Já com o Maurício (d0 vôlei) a situação foi diferente. Ele participou do Dança dos Famosos no Faustão e acabei encontrando com ele várias vezes por causa disso. No dia que tomei coragem para tirar uma foto com ele, foi no dia que ele foi eliminado do programa. Estávamos em São Paulo e fiquei morrendo de vergonha! Mas, não podia perder a oportunidade!

No Blue Tree! Tantas histórias pra contar!

sábado, 3 de janeiro de 2009

Sobre o hotel em CORUMBÁ

Só para dizer que não tem nenhuma dica de viagem de Corumbá, vou contar só uma passagem a respeito do hotel que ficamos lá. Chegando na cidade, perguntei ao motorista se o hotel que ficaríamos hospedados era bom ou não. Ele me disse para ficar tranquila, pois esse hotel já tinha hospedado até presidente da república. Com muito medo da resposta, perguntei qual era o presidente que tinha ficado lá, se tinha sido Getúlio Vargas. A verdade é que fui um pouco mais pessimista. O presidente que ficou no mesmo hotel que eu era JK. Acredito que o hotel não tenha passado por nenhuma reforma desde então. Imaginem o estado!
Parece que tem um barco/ hotel que é super chique e confortável. Não foi onde eu fiquei... infelizmente.
Estive lá numa época de cheia. Então, não deu para ver muitos animais. Acho que durante a seca, há mais turistas na cidade. Não vi uma estrutura de turismo mega organizada, não...
A cidade é cheia mesmo é de agentes da Polícia! Como Corumbá faz fronteira com a Bolívia, a PF deve ter muito, muito trabalho por lá!

Na estrada saindo de Corumbá...

Pantaneiro típico
o carro teve que parar na estrada para a boiada passar









Muitos jacarés no meio da estrada











na fazenda de jacaré











Tuiuiu



Ave típica do Pantanal!

Nosso hotel era uma espelunca

... mas tinha uma mesa de sinuca que divertiu nossas noites. No primeiro dia, derrotamos os paulistas e eles acabaram na piscina. Nesse segundo dia, nós, os cariocas, perdemos. E perdemos o troféu e acabamos na água também!
















o resultado da pescaria

As fotos estão fora de ordem... abaixo, dá para ver a manhã que passamos pescando no rio. O resultado desse dia foi nosso incrível jantar! O churrasco estava maravilhoso!








o dia começou cedo







no rio







Trabalho duro...