segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Conheça São Miguel dos Milagres

O paraíso que fica em Alagoas! Ideal para quem gosta de lugares tranquilos e praias paradisíacas. Com pousadas charmosas, vale muito a pena descansar por lá. É romântico, é para quem não está nem aí para vida noturna, pois não tem nada para fazer depois que o Sol se põe.

Veja as dicas e fotos abaixo!


São Miguel dos Milagres -fotos

fazenda de coco

Centro da cidade
o rio



sábado, 24 de outubro de 2009

a piscina da pousada





A pousada em São Miguel dos Milagres - Côté Sud




São Miguel dos Milagres

Esse paraíso fica em Alagoas entre Maceió e Recife. É um pouco mais perto da primeira capital, cerca de 100 km.

Nesta região, existem várias pousadas bastante charmosas. Umas têm o preço mais elevado, mas devem valer a pena (para quem pode pagar numa boa). Um bom exemplo é a Pousada do Toque, que faz parte do Circuito do Charme. O site é www.pousadadotoque.com.br

A minha dica é a Pousada Côté Sud (www.pousadacotesud.com.br). A pousada que fiquei. A dona é belga, ela já fez desenhos de sapatos, é artesã e, principalmente, ela é excelente gourmet. Como você tem direito a meia-pensão (café da manhã e jantar incluídos), todo dia é dia de comer MUITO BEM. Desde o momento que você acorda, os funiconários da pousada fazem questão de te servir de forma simpática e eficiente. O café da manhá é delicioso. No jantar, você escolhe o que deseja comer. As opções não são poucas: peixe, camarão, lagostinhas e carne. Tudo bastante caprichado! Além do prato principal, você tem direito a uma salada de entrada e uma sobremesa. Tudo no maior alto nível.

Além da comida, a piscina da pousada é muito, muito agradável. A pousada tem 9 chalés, alguns ficam mais próximos ao mar e, por isso, têm a tarifa mais cara. Porém, todos os chalés (que ficam dispostos num grande jardim) ficam próximos ao mar. E não compensa pagar a diferença de preço.

Outra coisa bem legal da pousada é que eles oferecem bicicletas para os hóspedes poderem passear. Apesar de o centro da cidade ser pequeninho, vale a pena pegar a bike e ir até lá. Se a disposição for maior, saindo da pousada na praia e virando à esquerda, de bicicleta, o passeio até o rio é bem agradável. 

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DICAS DE RECIFE

Onde comer:

Tio Pepe - ótimo restaurante de comida típica. Preço muito bom. Um prato de carne de sol, por exemplo, serve MUITO bem a três pessoas.  Além disso, a decoração do local é bem alegre e bonita. Fica na Rua Almirante Tamandaré, 170 - Boa Viagem.  www.tiopepe.com.br

Chica Pitanga - O restaurante serve comida a kilo. Mas, nem por isso, o restaurante deixa de ser charmoso. A comida é bastante caprichada. Se você for na hora do jantar, tem sopa, saladas variadas... Tudo muito fresquinho e saboroso. Rua Petrolina, 19 - Boa Viagem (fica muito pertinho mesmo da ferinha de artesanato de Boa Viagem) www.chicapitanga.com.br

Oficina do Sabor - em Olinda. A vista do local é maravilhosa, assim como a comida que é servida no local. A comida é típica. São várias as opções de pratos com macacheira, tipo escondidinho. O preço é mais elevado do que os restaurantes acima, mas vale muito a pena, afinal o talento do chef é reconhecido nacional e internacionalmente. Fica na Rua Amparo, 335. www.oficinadosabor.com

Pin Up Burgueria - localizada no bairro Pina, a sanduicheria é bem charmosa. A decoração é antiga, você se sente numa lanchonete americana do início do século passado. Além dos sanduíches, é possível pedir temakis e milk shakes. Av. Herculano Bandeira, 204 - Pina. www.pinupburgueria.com.br

À noite:

Boteco - na praia de Boa Viagem. É do estilo dos botecos transados que existem no Rio de Janeiro, como Devassa, Espelunca Chic e tal. O chope é campeão.

Bar da Praia - é um local novo, amplo com uma varada muito agradável. Tem cerveja de garrafa e o pastel de camarão é bem gostoso.


Além das ruas de paralelepípedo de Olinda, das igrejas e contruções antigas do local, do Recife Antigo... deve-se visitar a Capela Dourada.

Para comprar produtos típicos como carne de sol e queijo coalho, a dica é ir no Mercado de Boa Viagem.

Onde ficar:

Porto de Galinhas é lotado. Dizem que lá, tem mais quartos que em Recife. É uma espécie de Búzios, com lojas de marca, restaurantes badalados como o Beijupirá (que é do mesmo esquema que o Oficina do Sabor de Olinda) e o Peixe na Telha. Então, tem pousada de todos os tipos e valores. Agora, a dica para quem gosta de um pouco mais de sossego, é ir para mais perto do Pontal. Como por exemplo a Pousada Fazenda Chalés de Maracaípe. www.xalesdemaracaipe.com.br

É dessa praia do Pontal que saem as jangadas do passeio para ver os cavalos marinhos.

Artesanato

Além da feirinha de artesanato na praia de Boa Viagem, dentro do restaurante Chica Pitanga, vi uma obra do trio forró muito legal que me chamou atenção. Por isso, peguei as informações do artesão e de sua oficina. É arte em madeira. O nome dele é Sinvaldo Nóbrega (Bolinha). Av. Pedro Correia de Oliveira, 72 - Cidade Alta - Limoeiro. Os contatos: triodoforro.bolinha@gmail.com - (81) 36280647 e 9960-5880

Chegando em Barcelona





Dicas práticas:
Saindo do aeroporto
Do aeroporto de Barcelona, parte um ônibus que vai para importantes pontos da cidade. Verifique se ele passa perto do seu hotel ou em qual estação de metrô você precisa descer do ônibus e, depois pegar o metrô. É a forma mais barata e é, até certo ponto, bastante prático.

Andando pela cidade
Em Barcelona, o metrô é bem eficiente. Dá para ir para os principais pontos da cidade numa boa. A sensação de segurança é grande. Como a cidade é jovem, é fácil e parece ser seguro sair à noite por Barcelona. A madrugada é agitada por lá.

Onde ficar
A praça da Catalunha é uma boa referência. Ficar no perto do bairro Gótico também pode ser bem legal. O melhor mesmo (muito charmoso) é o bairro El Born.

Uma sugestão é o Banys Oriental, que fica no Born. É quase em frente a Praça Jacint Raventós e muito perto da estação de metrô Jaume I. Fica na Carrer de la Argenteria, 37. www.hotelbanysorientals.com

Cia. aérea
Vale sempre lembrar que a cia. aérea Vueling é excelente! Tem preços ótimos e funciona nos principais aeroportos, o que significa não precisar gastar horas para chegar no aeroporto.
www.vueling.com

Las Ramblas

Nada mais típico que passear pelas Ramblas. Lá, tem vários homens-estátuas, artistas de ruas e muitos, muitos turistas. Dizem que lá é preciso ficar atento para não pegarem sua carteira, sem que você perceba. É muito fácil encontrar lojas para acessar a internet, tem Starbucks e muitas lojas.
É aí que se encontra o mercado La Boqueria. É um grande mercadão, como os mercados municipais que existem por todo nosso país. Vende-se de tudo um pouco: frutos do mar vivos, frutas... Agora, também é um ótimo lugar para comer frutos do mar e beber cerveja. Nada chique, mas muito cheio de turistas e bem descontraído. É preciso prestar atenção no horário, pois não fica aberto até tarde para o almoço.

Praça da Catalunha


Bairro Gótico





Catedral de Barcelona


Passeando por Barcelona...

Passeando por Barcelona


Palau de la Musica Catalana

Esse lugar é INCRÍVEL! Quem for a Barcelona não deve, de jeito maneira, deixar de visitar o Palau. Como as fotos são proibidas no local, peguei uma foto no site do Palau para ninguém ficar na dúvida de ir até lá.

A visita guiada é bem legal. O horário varia de acordo com o idioma escolhido para a visita. Deve ser incrível ver um espetáculo de música lá. Por isso, olhe no site para ver a programação ou se informe assim que chegar lá. www.palaumusica.org


Restaurante Origen 99´9%

Luminária do restaurante

Resolvemos comer num restaurante moderninho, de comida catalã. Chama-se Origen 99´9%. Para continuar o programa típico, pedimos cava (um espumante da região). No cardápio, saladas transadas e as opções são inúmeras. Dá para perceber pela luminária do local, como eles se preocupam com a decoração. 

No site do restaurante (www.origen99.com) tem os endereços. O que nós fomos fica no Passeig del Born.

Esse almoço rendeu histórias bastante divertidas!


Porre em Barcelona

Tomando Cava, a bebida típica de Barcelona... comendo uma micra porção de comida num restaurante badalado... o resultado, não poderia ser outro... Porre na certa! 

Depois de beber muito e comer pouco, fomos ao Museu Picasso. Bem, as obras dele são desproporcionais, tortas, diferentes... agora, de porre, ficou muito difícil conseguir admirar as obras de Picasso. 

Tem uma parte neste museu que eles comparam a obra Las Meninas de Picasso com a de Velasquez. As figuras se sobrepõe, aparecem em fusão... tudo em movimento... tive que me apoiar na parede para ter alguma sensação de controle. Foi difícil ter calma. A Bia desistiu e foi tomar ar lá embaixo.

Na saída, achamos uma loja de cookies maravilhosa e comemos sem parar para conseguirmos nos recuperar!

Jardines de la Cuidadela



o Arco do Trinfo lá no fundo

Casa Batllo




Comeca aqui a serie dos monumentos do Gaudi. Incriveis!

Uma italiana de Roma nos disse no auge da sua implicancia com Barcelona: o que seria de Barcelona se nao fosse esse tal de Gaudi? 

Logico que Barcelona e' muito mais especial por causa das obras dele, mas nao e' pra tanto. Barcelona e' uma cidade muito charmosa, jovem e animada!

Barcelona e' o maximo!

Casa Batllo






Adorei conhecer a Casa Batllo. Foi a primeira das obras de Gaudi que entramos em Barcelona. A entrada nao e' barata, mas voce tem direito ao audio guide (o que vale muito a pena). La, voce aprende as teorias desse mestre da arquitetura que, segundo dizem, nao construiu edificios e sim verdadeiras obras de arte nas ruas de Barcelona.

Ele pensava e teorizava todos os detalhes de suas obras. Olhe as fotos dos ladrilhos azuis que estao logo acima neste post. Da pra perceber que os tons dos azuis sao diferentes. Sabe o por qu^e? Como na parte de cima, ha mais luz porque o sol bate mais forte, os ladrilhos na parte de cima sao mais escuros do que os dos andares de baixo.

A gente fez um dia Gaudi. Visitamos a Casa Batllo, La Pedrera e a Sagrada Familia. Tudo num mesmo dia. Desta maneira, vimos de uma vez so as principais obras deste artista. O que foi bem legal, pois aprendemos e fixamos as ideias dele. Os dois primeiros pontos turisticos ficam bem proximos um do outro. Entao, nao ha porque nao visita-los no mesmo dia.