quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ITUAÇU - Bahia

Ituaçu é longe pra caramba de Salvador. Todos os sites que li quando estava produzindo a viagem diziam que o percusso durava entre 4 e 5 horas. A verdade absoluta é que essa viagem dura mais do que isso. Muito mais do que isso! Para chegar, demoramos quase 7 horas! É quase insuportável!

Ituaçu fica na Chapada Diamantina. Então, existe o aeroporto de Lençóis que é bem mais perto de Ituaçu do que Salvador. Mas, como levamos muito equipamento pesado, não conseguimos chegar lá de avião (que é de pequeno porte). Como não foi uma escolha minha visitar essa cidade, já que foi uma obrigação de trabalho, não tive escolha. Confeso que estava animada em conhecer a Chapada, afinal, eu gosto de fazer matérias em lugares que a principio eu não escolheria para fazer turismo. Ituaçu não é estruturada para o turismo. Na pousada que ficamos, só 4 quatros têm ar condicionado. Como estive lá em novembro, o calor já estava insuportável. Coitado de quem teve que dormir somente com ventilador!

Além disso, em várias cidades da região, tinham decretado estado de calamidade pública por causa da seca. Dá pra ver nas fotos abaixo, que a seca tava castigando mesmo.

Um dos grandes atrativos da cidade é a Gruta da Mangabeira. Antigamente, a Gruta devia ser um lugar encantador mesmo. Hoje, construíram uma igreja dentro dela. Com altares espalhados pela gruta, bancos para os religiosos ficarem durante as missas... Já não é mais uma gruta natural, sabe? Tem muita interferência humana ali. Para você ver as formações de estalactites e essas coisas, você precisa contratar um guia e entrar bem na gruta. Me falaram que para você atravessar toda a gruta a pé, a caminhada dura quase 2 horas! Além disso, se não me engano, em agosto, acontece uma procissão na gruta. Dizem que a cidade fica lotada de fiéis.

Agora, a pergunta que nao quer calar: por que tive que ir a Ituaçu? Foi nessa cidade que Gilberto Gil passou grande parte de sua infância e, como eu estava produzindo uma super homenagem para ele, fui gravar na cidade. Críticas a parte, é realmente impressionante que ele tenha passado quase 10 anos de sua vida lá e tenha se tornado uma pessoa tão importante para a cultura do nosso país. Se hoje Ituaçu é muito longe da capital baiana, imagine na época que Gil nasceu!

Se você quer saber o que achei da Chapada Diamantina? Posso dizer que estive lá sem conhecer o que a região oferece aos turistas. Então, tenho que voltar. Só que da próxima vez quero conhecer as cidades de mais destaque de lá!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc não me parece uma pessoa ideal para este tipo de trabalho.
Seu trabalho de fazer turismo tem que ser em capitais, e em hotéis que tenham sauna, ar condicionado, hidromassagens...