terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

El Sanjuanino - clássicas empanadas e Quilmes





Iglesia del Pilar






A Igreja fica ao lado do cemitério da Recoleta e de um shopping de Design. Como meu pai quis tirar fotos no cemitério e eu achei esse ideia meio maluca (apesar de o cemitério estar sempre lotado de turistas), fui passear no shopping. É bem interessante, quem estiver a fim de comprar coisinhas moderninhas de casa, interessantes e num preço bom, vai se deliciar nesse shopping.

Puerto Madero


O ideal é ir conhecer Puerto Madero à noite. São inúmeras opções de restaurantes e bares lado a lado num grande calçadão. Lá, ficam as churrascarias famosos entre os brasileiros. Vale a pena ir de táxi até lá e caminhando decidir qual local você prefere ir. 

O local fica lotado de turistas e de argentinos que também vão no happy hour para lá.

Têm restaurantes e boates nos dois lados da ponte. É realmente agitado à noite.


Jardim Japonês





Localizado ao lado do Parque 3 de Fevereiro, o Jardim Japonês é bastante simpático. Pra quem vai a Buenos Aires com crianças, então, deve mesmo reservar um tempinho para ficar tanto no Jardim Japonês como no Parque 3 de Feverero.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Jardim Japonês e minhas tentativas de acertar a foto





Zoológico


Bem que a gente tentou passear pelo Zoológico, mas foi impossível! Tava um calor INSUPORTÁVEL! E, por isso, foi impossível conhecer o Zoo de Buenos Aires.

Numa olhada rápida, parece que o Zoo não está tão bem conservado assim... mas as inúmeras crianças que lá estavam, se divertiam muito dando comida para os animais. É isso mesmo! Lá, eles vendem uma comida específica para os animais e as crianças se divertem muito com isso!

Eu lembro que, quando criança, no Zoo do Rio, dava muita vontade de interagir com os animais, mas aqui era proibido (imagino que ainda seja). Não sou veterinária para saber os danos que isso pode causar, então, não posso dizer que devemos seguir esse exemplo de lá. Mas que deu uma invejinha de ser criança em Buenos Aires, isso deu!

San Isidro - praça e Igreja


San Isidro

interior da Catedral

fachada Catedral

estação de trem


É uma cidade ao lado de Buenos Aires que é charmosinha, com cara de cidade do interior. A gente chegou a San Isidro numa excursão que contratamos na nossa agência de turismo. Parece que é super fácil contratar esse passeio. O ônibus foi nos buscar na porta do hotel, fomos até San Isidro e de lá pegamos um trem até Tigre.

O trem é uma espécie de metrô por cima da terra e não tem muito charme.

Uma opção é ir sozinho até Tigre. Dá pra sair de metrô-trem de Buenos Aires e é tranquilo. Chegando em Tigre dizem que vale a pena conhecer o Mercado das Frutas, uma ferinha que tem bem ao lado do porto.

chegando no porto para passeio de barco


O passeio não é nada demais, não tem nada de incrível. Ainda mais se você estiver acostumado a ver diariamente as belezas do Rio de Janeiro. 

Em relação a beleza natural, então, é até injustiça comparar.

De qualquer maneira, vale para ver o que os argentinos fazem nos tempos livres.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Passeio pelo Rio Tigre






Nas férias, aos finais de semana, os argentinos vão para suas casas que ficam na beira do Rio Tigre. A água do rio é marrom, mas não é assim por causa da poluição e sim por causa das características do rio mesmo. Essa é a região onde a prática do remo é bastante comum. 

Outra curiosidade é que as casas são construídas bem no alto para não sofrem com a cheia do rio.

O Rio Tigre faz parte do Delta do Paraná.


Estádio do Boca Juniors - La Bombonera!




Deve ser emocionante ver um jogo do Boca Juniors lá na Bombonera! Deve ser mito difícil ser o time visitante e ganhar um jogo lá. No estádio, a torcida do time visitante tem direito a apenas mil lugares. Eles só podem ficar na parte de cima do estádio. Lá em cima na parte azul da arquibancada. Enquanto os torcedores do Boca ficam verdadeiramente colados ao gramado!

La Bombonera





Dicas úteis

tradional: empanadas e Quilmes.




Onde ficar:

Drazzler Tower em San Telmo - foi aonde me hospedei. Existem Drazzler Towers em outros bairros de Buenos Aires, mas eu me hospedei em San Telmo, um bairro bem central. Para se ter uma ideia, tínhamos que pagar 12 pesos nos táxis para qualquer região que íamos. Seja de dia ou de noite. Realemnte, a noite, o bairro fica meio deserto, mas como você está sempre de táxi, não há perigo algum.

Há lugares mais charmosos para se hospedar. Então, ficar na Recoleta ou em Palermo, por exemplo, pode ser bem mais charmoso do que ficar no centro.

Táxi:

Há muitos táxis pela cidade, mas o recomendado é sempre pegar táxi de Rádio Táxi. Ou você solicita um táxi no hotel, no restaurante... onde você estiver ou para chamar um táxi na rua, é preciso prestar atenção! O táxi tem que ter adesivos nas quatro portas do carro. Isso indica que ele é de alguma cooperativa e, por isso, são mais seguros. Não é recomendado pegar táxi que só tenha adesivo das portas da frente.

Onde comer:

1880 - é um restaurante em San Telmo, bastante tradicional. Tem uma cozinha caseira bem popular. A dica é comer Ojo de Bife. Realmente, delicioso. Atenção porque um único prato serve tranquilamente duas pessoas. Dizem que é preciso reservar nos finais de semana. O restaurante fica na Calle Defensa, 1665. Funciona de terça a sábado entre 12 e 15:30h e 20:30 e 0:30h.

Arturito - fica bem no Centro da cidade. Existe desde os anos 40 e é a casa mais tradicional na enorme Av. Corrientes. Fica na Av. Corrientes 1124. Funciona entre 12-16h e 19:30-1h.

El Sanjuanino - as melhores empanadas de Buenos Aires. Fica na Calle Posadas 1515. Funciona entre 12-16h e 19-1h. Preste atenção no horário porque eles realmente não deixam ninguém entrar depois desses horários. Cheguei meia hora antes do restaurante fechar e as empanadas já estavam acabando.

Freddo - casa tradicional de sorvetes. Existem várias lojas pelas cidade. O sorvete de doce de leite é delicioso!

Buenos Aires em janeiro de 2010


Como era de se esperar, Buenos Aires estava lotada de brasileiros. Aproveitando que o real está valorizando em relação ao peso argentino, os brasileiros foram em massa para a capital argentina. Segundo um guia local, no reveillon 190 mil brasileiros foram passar a virada do ano por lá. 

Em janeiro, quando fui, ainda tinham muitos brasileiros aproveitando a cidade, comendo muito bem, vendo museus super interessantes, fazendo compras...

Buenos Aires é bastante interessante! Fiquei por lá 4 dias inteiros e já foi possível conhecer muitos dos pontos turísticos da cidade. Na verdade, não conheci completamente a cidade porque não passei nenhum final de semana na cidade. Então, não conheci as famosas ferinhas que têm na cidade. Mas, tudo bem! Fica pra próxima!