quarta-feira, 8 de julho de 2009

Madrid - Plaza Mayor








Madrid é uma cidade grande. Tem monumentos lindos, mas eles estão bem separados um dos outros. É uma cidade muito fácil de se locomover, afinal, o metrô chega nos principais pontos turísticos. Desde o aeroporto, aos museus, à estação de trem, aos parques...
Bem, vamos começar pelo início. Se você chegar em Madrid de avião, fique super tranquilo. Tem metrô para te levar até a cidade. Agora, para chegar no Centro Sol, onde ficam vários hotéis e é um ponto central e ótimo para se hospedar, é preciso pegar várias baldeações no metrô. É um tal de sobe escada, desce escada carregando a mala que não tem fim! Várias dessas vezes, não há escada rolante! É preciso ter força!
Eu fiquei no Hostal Centro Sol (http://www.hostalcentrosol.com/) É honesto. Preço bom, banheiro amplo e limpo. Simples e bem localizado. Tem computador com acesso a internet gratuita na recepção. É um pouco estranho porque este hostal fica em dois ou três andares de um prédio comercial, então, quando você chega na portaria, acha que está com o endereço errado. Acredite! Pegue o elevador e vá até a recepção! Não desista antes de subir!
Na frente do hostal, tem um Museo del Jamón (http://www.museodeljamon.es/). Uma casa que vende as tapas típicas espanholas! Queijos deliciosos, jamón ibérico... Impossível ir até Madrid e não comer as deliciosas tapas! Vale a pena sentar na Plaza Mayor, pedir tapas, tomar cerveja e ver os turistas passarem. Programa mais típico impossível!

DICAS DA REVISTA DE TURISMO DO JORNAL O GLOBO:
Mercado de San Miguel - Plaza de Oriente 3 (www.mercadodesanmiguel.es) Ficou fechado por oito ano, reinaugurou em 2009, portanto, eu não conheci o mercado. Pelo que diz na matéria, o mercado é bastante movimentado onde você pode degustar de presunto a chocolate ou ostras com champanhe.
Descendo uma rua ao lado do mercado, a Calle Cuchileros, você encontrará várias tabernas, entre elas, o restuarnte mais antigo do planeta (com atestado do Guiness Book), chamado Sobrino de Botín (fica no número 17). O forno é a lenha e é aonde 20 mil leitõeszinhos são assados todos os anos. Outro prato clássico é o cordeiro com batatas assadas (www.botin.es)
Seguindo em direção a Plaza Mayor (que é bem pertinho), fica o restaurante Casa María (Plaza Mayor 23) www.casamariaplazamayor.es
Dicas mais moderninhas, dos principais discípulos de Ferran Adriá:
Estado Puro - é possível encontrar tapas diferentes (quentes ou frias). Fica na Plaza de Cánovas del Castillo 4 (www.tapasenestadopuro.com)
Pan de Lujo - cozinha criativa. Endereço: Jorge Juan 20 (www.pandelujo.es)

Nenhum comentário: